quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Dia Mundial da Música

Ontem comemorámos o Dia Mundial da Música!

A música tem muita importância na nossa vida! É através da música que também expressamos as nossas emoções.
Quando ouvimos música, esta também desperta as nossas emoções. Uma delas é, por exemplo, a Alegria que brota de nós para o mundo exterior.
Por falar em música, eu não posso deixar de mencionar uma ciência que nasceu a partir dela (da música): A Musicoterapia.
Eu agora vou escrever sobre Musicoterapia. Vou escrever o mais importante sobre esta ciência, para eu não ser muita maçuda (pois falar sobre Musicoterapia tem muito que se lhe diga).

Afinal, o que é a Musicoterapia?

"Musicoterapia é uma ciência paramédica que utiliza a música e os seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, além de movimentos, a expressão corporal, dança e qualquer outra forma de comunicação verbal e não verbal, com objectivos terapêuticos."

Como se desenvolve a Musicoterapia?

"Desenvolve-se por um processo coordenado por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo. O objectivo da musicoterapia é possibilitar aos pacientes a abertura de canais de comunicação e/ou a reabilitação de necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas."

A quem se destina a Musicoterapia?

"Os musicoterapeutas trabalham com uma gama variada de pacientes, entre os quais: pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, idosos, etc."

Com que outros profissionais trabalham os musicoterapeutas?

"O trabalho pode ser desenvolvido dentro de equipas de saúde multidisciplinares, em conjunto com professores, médicos, psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas."



"A música exerce influência sobre os aparelhos respiratório, digestivo e o circulatório, bem como sobre o sistema nervoso. A medicina tradicional também reconhece a música como um eficiente factor de cura, sendo utilizada em muitos hospitais para auxiliar nos tratamentos e até em grandes empresas, como a melhor alternativa de prevenção."
Quero referir que as respostas às perguntas e o texto final são da:
Autoria: Pablo Etcheverria (Terapeuta - Chile)
Data: Março de 2007
Tradução: Ana Marques
Agora liguem as colunas, oiçam a música e apreciem o som!

Sem comentários: