sábado, 4 de outubro de 2008

Dia de S. Francisco de Assis

Hoje festejamos o Dia de S. Francisco de Assis!
S. Francisco de Assis nasceu a 26 de Setembro de 1181, em Assis. Ele faleceu em 3 de Outubro de 1226.
S. Francisco de Assis foi um frade católico. Fundou a "Ordem dos Frades Menores", mais conhecidos como Franciscanos. Ele foi canonizado em 1228 pela Igreja Católica.
S. Francisco de Assis é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente. É considerado o santo da ecologia. Ele gostava muito da natureza. Considerava o sol, a lua, a chuva, o vento (e mesmo o fogo) e tantos outros elementos da natureza como seus irmãos. Ele próprio compôs um Cântico, que se chama o "Cântico do Irmão Sol", devido ao seu apreço à natureza.
S. Francisco de Assis tinha como directrizes a pobreza e a humildade. Ele viveu até ao fim da sua vida essas mesmas directrizes: a pobreza e a humildade.
S. Francisco de Assis é um santo virado para a Paz. Por isso, Ele também compôs uma linda oração: a "Oração pela Paz".


Oração pela Paz
Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde há ódio, que eu leve o amor.
Onde há ofensa, que eu leve o perdão.
Onde há discórdia, que eu leve a união.
Onde há dúvida, que eu leve a .
Onde há erro, que eu leve a verdade.
Onde há desespero, que eu leve a esperança.
Onde há tristeza, que eu leve a alegria.
Onde há trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
é morrendo que se vive para a vida eterna.

Até à próxima!

Sem comentários: