quinta-feira, 30 de outubro de 2008

"Abraço pode melhorar a sua saúde"

"O abraço é um remédio maravilhoso que pode eliminar muitos problemas físicos e emocionais que afectam grande parte das pessoas, dizem os especialistas.
Investigadores descobriram que o abraço pode ajudá-lo a viver mais tempo, protegê-lo de doenças, curá-lo de depressões e stress, reforçar-lhe as relações familiares e até ajudá-lo a dormir sem comprimidos.
O abraço elimina a depressão, facilitando a afinação do sistema imunológico do corpo.
O abraço introduz vida fresca num corpo cansado e fá-lo sentir-se mais jovem e mais vibrante.
Em casa, o abraço diário pode fortalecer o relacionamento e reduzir significativamente as tensões. Pesquisadores descobriram que quando uma pessoa é tocada, a quantidade de hemoglobina no seu sangue aumenta significativamente, diz Helen Colton, autora de um estudo prestes a aparecer, intitulado "The Joy of Touching" (A Alegria do Contacto).
A hemoglobina é uma parte do sangue que transporta provisões vitais de oxigénio para todos os órgãos do corpo, incluindo o coração e o cérebro. Um aumento de hemoglobina tonifica todo o corpo, ajuda-o na prevenção de doenças de coração e acelera a recuperação na doença.
O abraço regular pode até prolongar a vida, curando fortes depressões e estimulando um querer mais forte de viver.
O quente e expressivo abraço pode ter efeito muito positivo na pessoa, particularmente em estados de stress e tensões. Abrace, pois, o seu cônjuge, os seus filhos, os seus irmãos.
O abraço a um amigo em qualquer parte onde o encontre é precisamente o que cada um de nós necessita."
Autor desconhecido
Agora pergunto: Se nos nossos dias e na cultura dita Ocidental existem tantas formas de terapia (como a fisioterapia, a psicoterapia, a aromaterapia, a musicoterapia e outras mais), porque não adoptarmos ainda outra terapia: a "abraçoterapia"?

3 comentários:

Anónimo disse...

Alguns dizem que a felicidade está nas coisas simples da vida. E o que poderá haver de mais simples na vida, do que um abraço?
É verdade que nem todas as lagrimas podem ser enxugadas com um abraço...mas é verdade que um abraço conforta-nos quando sabemos que há um pouco de nós em quem abraçamos.

Deixo-lhe mais umas palavras muito interessantes de Tati Bernardi:
"Aquele abraço era o lado bom da vida, mas para valorizá-lo eu precisava de viver. E que irónico: para viver eu precisava de o perder."

http://www.youtube.com/watch?v=b_aZM-vkIm8

Anónimo disse...

Há uma nova terapia que penso chamar-se em português Haptonomia, que é a ciência da afectividade, desenvolvida por Frans Veldman. Estas são apostas humanas e trnsformadoras, delas depende o nosso modo de estar e ser na vida. Para onde irá o mundo sem o afecto... de um abraço???

Paula Pereira disse...

Olá amiga
passei para desejar um
bom fim de semana.
Beijos
Paula