terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dia de S. Martinho

Quem foi S. Martinho?

"Martinho nasceu em Sabaria, na antiga província romana Panónia (hoje Hungria), entre os anos de 315 e 317 d. C.. Era filho de um soldado do exército romano. Martinho estudou em Pavia, onde a família vivia.
Com apenas quinze anos, entrou para o exército tendo chegado a cavaleiro da guarda imperial. Tinha a religião dos seus antepassados e cria nos deuses que faziam parte da mitologia romana.
Um dia aconteceu um facto que o marcou para toda a vida. No ano de 338 d. C., durante uma noite fria e chuvosa de Inverno, às portas de Amiens (França), Martinho seguia montado no seu cavalo, quando viu um pobre homem com ar miserável e quase nu, que lhe pediu esmola. Martinho não levava consigo qualquer moeda. Num gesto de solidariedade, cortou ao meio a sua capa e entregou uma parte ao mendigo, para que se agasalhasse.
Os outros soldados riram-se, porque Martinho ficara com a capa rasgada. Mas, segundo reza a lenda, de imediato, a chuva parou e os raios de Sol romperam por entre as nuvens.
Este episódio ficou conhecido como "Verão de S. Martinho".
Depois do encontro de Martinho com o pobre - que seria o próprio Jesus -, sente-se um homem novo e é baptizado na Páscoa de 337 ou 339 d. C.. Entende que não pode perseguir os seus irmãos na fé e percebe que os outros são mais seus irmãos que inimigos. Tem apenas uma solução: o exílio, porque, oficialmente, só podia sair do exército com 40 anos. Obteve do imperador a exoneração e mudou-se para Poitiers, onde foi ordenado sacerdote do bispo Santo Hilário. Funda primeiro o mosteiro de Ligugé e depois o mosteiro de Marmoutier, perto de Tours, onde anos mais tarde é aclamado como Bispo de Tours.
Morre em Candes, no dia 8 de Novembro do ano de 397 e seu corpo chega à cidade de Tours no dia 11 de Novembro, acompanhado por 2000 monges, curiosos e mulheres devotas. É o primeiro patrono da França."


Professor Vaz Nunes (Ovar - Portugal)

Provérbio


No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.



Sem comentários: