sábado, 13 de setembro de 2008

O que é ser Voluntária Hospitalar

Sábado, 13 de Setembro de 2008

Olá a todos!

É com grande alegria que, vos anuncio que faz hoje precisamente um ano e meio que sou Voluntária no Hospital do Fundão (13 de Março de 2007 a 13 de Setembro de 2008).

Digo-vos que já há muito tempo que eu pensava fazer voluntariado num Hospital para cuidar dos doentes. Era um sonho que eu tinha. E cá estou eu a concretizá-lo!

O que é que eu faço como Voluntária Hospitalar?

Converso com os doentes e escuto os seus desabafos (as suas dores físicas, psíquicas e até as espirituais); faço animação com eles; e, chamo o(a) enfermeiro(a) e/ ou a auxiliar, quando um doente não se sente bem. Mais à frente desenvolverei mais cada uma das actividades que enumerei.

O Voluntariado tem me realizado como pessoa. Para mim, esta experiência tem sido enriquecedora.

Eu sinto a presença de Jesus Cristo em cada doente que visito. E como é bom sentir a Sua presença!!

Sinto-me feliz por ser Voluntária Hospitalar, porque tenho a oportunidade de dar algo de mim própria a cada doente presente no Hospital do Fundão: uma palavra de carinho, um sorriso, um beijo, um aperto de mão, um abraço (gestos de Amor)... São coisas tão simples de se fazer e que, nos fazem sentir tão bem connosco próprios. E mais, os doentes dão muito valor a todas aquelas coisas, isto é, àqueles gestos de Amor (pois são pessoas carenciadas, fragilizadas pela doença que estão a passar). Estes gestos são como uma prenda que nós lhes oferecemos. Assim, posso dizer que esta actividade que exerço é gratificante, não só por dar algo de mim própria, mas também há muitos doentes que nos agradecem pelo bem que lhes fizémos.








Sem comentários: