domingo, 22 de março de 2009

Dia Mundial da Água!

Hoje é o Dia Mundial da Água.
Falar de água tem muito que se lhe diga, porém eu vou restringir-me (para não ser maçadora) colocando o seguinte texto sobre a Água:
______
"Água - sua importância para a civilização

A água é um bem fundamental para o nosso planeta.

Nela surgiram as primeiras formas de vida, depois, originaram-se as formas terrestres, que só conseguiram sobreviver quando desenvolveram mecanismos fisiológicos que lhes permitiam retirar água do meio e retê-la nos seus organismos.

A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água, ou seja, sem ela não existiam animais, vegetais, nem humanos. A maior parte dos seres vivos não consegue sobreviver uma semana sem beber água.
Mais de 60% do nosso corpo é constituido por água, e esta é indispensável, visto que todo o metabolismo é determinado em reacções desenvolvidas em meio aquoso.

A água regula a temperatura do corpo, elimina as toxinas através da urina e da transpiração, faz também a distribuição dos nutrientes pelos devirsos órgãos. Caso haja falta de água, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo fica prejudicado, ficando sujeito ao aparecimento de diversas doenças.

Existe uma falsa ideia de que os recursos hídricos são infinitos. É verdade que existe muita água no planeta, mas apenas 3% da água do mundo é doce, a qual cerca de 20% se encontra em águas subterrâneas, 79% encontra-se congelada nas regiões polares, e 1% a que temos fácil acesso."

André Monteiro, Gilberto Neto, Esc. Sec. São João da Talha
_______

A ÁGUA É UM BEM PRECIOSO PARA A VIDA DE TODOS OS SERES VIVOS EXISTENTES NO PLANETA AZUL - A TERRA.

Cecília Bonifácio

2 comentários:

Anónimo disse...

Que giro! A Secundária de S. João da Talha, foi onde eu passei belos anos da minha vida!
Beijinho

Anónimo disse...

Ena, foi cá uma pontaria eu ter referido a Escola onde passou belos anos da sua vida! Fico contente por isto!
Beijinhos